Em reconhecimento aos trabalhos de valorização da cultura paraense no Poder Legislativo, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda, recebeu nesta terça – feira ( 27/06),   homenagens  do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), com a Medalha comemorativa de 120 anos da instituição, completados em fevereiro de 2015.

A medalha confeccionada em bronze em Portugal que sintetiza a história do país lusitano, foi entregue ao chefe do Parlamento Estadual, pela superintendente em exercício da instituição, Suely Fraiha, juntamente com um  exemplar do livro que retrata a história de 120 anos da Fundação Carlos Gomes e uma coletânea de cds com as principais composições musicais do maestro.

“É uma alegria muito grande receber esta honraria de uma instituição tão importante como é a Fundação Carlos Gomes que tanto contribuiu e continua contribuindo para o engrandecimento da área musical. E o Parlamento tem feito o seu papel também, aprovando leis importantes para valorizar e estimular a cultura do Pará “, disse Márcio Miranda.

A honraria foi designada durante os festejos comemorativos de 120 anos  ocorridos em setembro de 2015, mas por causa de falta de disponibilidade na agenda do parlamentar, não foi possível comparecer ao evento naquele momento.

O chefe do Legislativo paraense informou que vai agendar a realização de uma Sessão Solene alusiva ao aniversário do Instituto no próximo semestre.

Márcio Miranda ainda comunicou que a história da Fundação Carlos Gomes será retratada na obra que o Parlamento Estadual está produzindo  com o título “ influência do Parlamento na  construção da cidade de Belém”.

O encontro contou com a presença da maestrina Maria Antônia Jimenez.

A Fundação

Criada em 1986, a Fundação Carlos Gomes é a entidade mantenedora do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), mais conhecido como Conservatório Carlos Gomes, fundado em 24/02/1895. Sua missão é difundir a educação musical como instrumento de socialização e inclusão social e promover o ensino musical de qualidade para crianças, jovens e adultos no Estado do Pará.

Medalha

Confeccionada para celebrar os 120 anos do Instituto e exaltar a figura do seu patrono e primeiro diretor, a medalha foi idealizada por Habib Fraiha Neto. Ela foi confeccionada em Portugal e traz o rosto do maestro Carlos Gomes, o prédio do IECG e um trecho de ‘O Guarani’, uma das obras mais conhecidas do maestro. A medalha está sendo entregue para pessoas que contribuíram para a formação de músicos no Estado do Pará e para a história do Instituto Estadual Carlos Gomes.