O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda, foi homenageado pelo Sindicato das Industrias Minerais do Estado Estado do Pará (Simineral) com o título honorífico Minerador Destaque durante a noite de lançamento do 6º Anuário da Mineral do Pará, que aconteceu nesta segunda-feira (13/03) no Espaço São José Liberto.

Acompanhado de diversos parlamentares, o deputado Márcio Miranda agradeceu a homenagem em nome de todo o Parlamento do Pará e destacou a atuação dos 41 deputados em benefício do Estado. “Receber esse prêmio significa pra mim e para os 41 deputados, que no momento da crise nacional, o Parlamento não se omitiu, votou leis importantes, esteve atento e acompanhando e criou o ambiente necessário para o governo imprimir as políticas públicas e o enfrentamento à crise. Por essa maturidade do Parlamento, mesmo com as diferenças enormes entre nós, não perdemos o foco: o Estado do Pará. Essa comenda é endereçada aos 41 deputados, ocasionalmente eu estou presidente da Alepa e serei o porta voz dessa mensagem”, disse Márcio Miranda.

“Em um momento tão festivo para o Simineral, na melhor que homenagear pessoas de relevância para o setor. Márcio Miranda tem feito um trabalho brilhante à frente da Alepa e agora foi reconduzido para o seu terceiro mandato. Ele é um parceiro muito importante na busca do desenvolvimento, da verticalização e, principalmente, no diálogo entre as partes”, destacou o presidente do Siminaral, José Fernando Gomes Junior.

Anuário

O 6º Anuário Mineral do Pará 2017 tem foco nos 10 anos do sindicato e traz o tema “Mineração – Presente na nossa evolução”. A edição é bilíngue (português/inglês) com tiragem de 10 mil exemplares impressos. O Anuário faz uma radiografia da mineração paraense com o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O primeiro exemplar foi entregue ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, que representou o governador do Pará no evento. “O minério produzido no Pará também se reserva para trazer melhor condição de vida de seus moradores”, destacou Adnan Demack.

Mérito Cabanagem

O Simineral entregou ao presidente da Vale, Murilo Ferreira, o título honorífico de “Minerador Destaque”. O título, assim como o recebido pelo deputado Márcio Miranda, é entregue às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo dos anos. Na oportunidade, a Alepa também homenageou Murilo Ferreira com a maior honraria do Poder Legislativo: o Mérito Cabanagem. “Foi uma surpresa intensa. Essa homenagem da Alepa balançou com o meu coração. Por mais que a gente ande muito, as homenagens mais importantes são onde nós temos nossas raízes e esse foi um momento muito especial e de uma lembrança que ficará para sempre”, disse Murilo.

Sessão Solene

Há cinco anos, a Alepa realiza a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Mineração, comemorado no dia 14 de março. O evento reúne autoridades do setor e é realizado por meio das Frente Parlamentar da Mineração, que tem o deputado Raimundo Santos como presidente. Para ele, o setor da mineração enfrenta grandes desafios. “A Frente da Mineração foi criada para a Alepa procurar enfrentar os desafios da Mineração. Hoje nós temos mais de 300 mil empregos gerados pela mineração, mas o que nos faz debater é para que a mineração seja verticalizada. Nós temos quase tudo exportado ainda em matéria bruta e o que nós queremos é que isso seja industrializado aqui, de forma que impacte em toda a economia do Estado do Pará”, disse Raimundo Santos. A sessão solene em comemoração será realizada na próxima quinta-feira (16/03) às 10h na sede do Poder Legislativo.