O deputado Márcio Miranda recebeu nesta quarta (03), a visita da ex-governadora Ana Júlia Carepa, que lhe apresentou projetos de elaboração de um livro com enfoque de gênero, para resgatar a participação política das mulheres no âmbito do Estado do Pará, nas diversas esferas do Poder – legislativo, judiciário e executivo, e que redundaria inclusive na trajetória da primeira mulher governadora do Estado do Pará.

“A proposta que a ex-governadora nos trouxe vem complementar o que já estamos desenvolvendo para resgatar a história política no Pará”, informou o deputado Márcio Miranda, que institui no âmbito do Legislativo uma Comissão, que se transformou em Departamento de Acervo Histórico da ALEPA.

“Nos comprometemos em dar todo o apoio as pesquisas, coloquei a disposição o nosso diretor na área, para, não só fornecer as informações que nós tivermos aqui na Casa de Leis – e eu até sugeri as propostas, e projetos remetidos por ela ao Poder Legislativo, bem como as visitas dela aqui no parlamento. Vamos ceder todo esse material, e ainda ajudar na publicação que será produzida depois das pesquisas a serem realizadas.”, disse Miranda.

Para o presidente, a iniciativa é muito válida, até porque a Ana Júlia foi à primeira mulher governadora do Estado do Pará. “É uma dificuldade enorme para uma mulher abraçar hoje a causa pública, e chegar à posição de destaque como ela chegou, tem que ser reconhecido por todos”, observou o deputado Márcio Miranda.

O Poder Legislativo do Estado através da Comissão de Acervo, hoje transformado em Departamento, já produziu durante os últimos três anos, depois de muita pesquisa um Livro sobre os 190 anos do Poder Legislativo do Estado, e produziu uma revista ‘Memórias do Legislativo’, que está em sua terceira edição, reproduzindo em formas de artigo o material colhido nas pesquisas realizadas sobre o Poder Legislativo.

Foi produzido ainda e publicado na revista, material especial contando a história do Museu Paraense Emílio Goeldi, e dos 200 anos da imigração japonesa, a partir dos diálogos tabulados através dos registros encontrados no acervo da ALEPA. Uma exposição trazendo as imagens e informações de todas as mulheres deputadas que passaram na história do parlamento do Pará, também foi realizada.

“Eu recebi duas propostas de pesquisadores versando sobre o tema, e na minha próxima reunião com o presidente já trarei os projetos formatados”, disse Ana Júlia. Ela, ao final da reunião disse que estava satisfeita com a grande receptividade a ideia demonstrada pelo deputado Márcio Miranda e agradeceu ainda a atenção e o carinho dispensado pelos deputados que a a receberam.

Ao final, a ex-governadora recebeu exemplares do livro “190 anos do Poder Legislativo do Estado”. A ex-governadora foi recepcionada na oportunidade pelos deputados, Carlos Bordalo, Airton Faleiro e Dirceu Ten Caten da bancada do PT e ainda os deputados Júnior Hage (PR) e Raimundo Santos (PEN).