O deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, recebeu nesta quarta (03), o presidente da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia, vereador Joaquim Luiz (PTB), presidente da Câmara Municipal.

Na oportunidade, foram debatidos mecanismo para a construção da sede própria do Poder Legislativo do Município. A cidade de Conceição do Araguaia tem 126 anos de fundada e a Câmara que está em sua 18ª Legislatura, sempre funcionou em prédio alugado. No entanto, o deputado garantiu que vai continuar intercedendo junto ao governador Simão Jatene, no sentido da liberação pelo executivo dos recursos no valor previsto para fazer frente à construção do prédio próprio, da Câmara Municipal de Conceição do Araguaia.

 

História do município

Conceição do Araguaia fica a 1001 km distante da capital, pertence à mesorregião Sudeste Paraense e microrregião de Parauapebas. O nome da cidade é uma homenagem à padroeira da localidade original, Nossa Senhora da Conceição, e ao rio que banha a margem esquerda dessa terra, o Araguaia, que na língua tupi significa ‘rio do vale dos papagaios’. Em 1972, foi palco da Guerrilha do Araguaia, movimento organizado pelo PCdoB, reprimido pelo Exército Brasileiro.