Fiéis de todo o Brasil participaram da abertura do XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) em Belém na noite desta segunda-feira (15.08).

Em um ato solene, os chefes dos poderes Legislativo, deputado Márcio Miranda, Executivo Estadual, governador Simão Jatene e Executivo Municipal, prefeito Zenaldo Coutinho, participaram do cortejo de abertura junto com as autoridades religiosas.

O Congresso Eucarístico Nacional tem como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e transforma Belém na capital eucarística do Brasil até o próximo domingo (21.08), com a realização de uma vasta programação com cultos, simpósios, apresentações, exposições e shows.

“Nós recebemos a visita dos lideres católicos no Parlamento, eles vieram nos pedir apoio e a gente não tinha noção da exata grandeza desse momento, que é um momento não só de fé e infinita paz, é também um momento de grande reflexão para o mundo. O mundo católico está voltado para o Pará, para a Amazônia, para Belém e isso quer dizer que novas bênçãos virão para nós. Que o povo daqui possa aproveitar esse momento de paz, de eucaristia, de reflexão e também nos juntarmos ao combate à violência e às drogas. Só através da oração e das bênçãos divinas que nós haveremos de superar esse momento tão crítico de violência, de banalização da morte e do crime. Neste momento, a gente tem que se voltar pra dentro e dizer: nós precisamos de tão pouco pra viver, por que ficamos brigando entre nós? Esse é o momento que a igreja católica dá a sua palavra para o mundo todo através de Belém”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda.

O Cardeal Dom Claudio Hummes, representou o Papa Francisco durante a celebração. Dom Alberto Taveira deu as boas vindas aos participantes. “Todos os olhos se voltam para Belém ao realizarmos pela segunda vez na Amazônia o Congresso Eucarístico Nacional, ocasião em que também se festeja o quarto centenário de Belém e do início da evangelização na Amazônia”, disse.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida ao som de “Vós sois o Lírio Mimoso”. Um coral com 350 vozes foi criado especialmente para a celebração, além da orquestra do Instituto Carlos Gomes.

O governador do Pará, Simão Jatene acredita no grande alcance da fé manifestada em Belém. “É um momento de oração, prece e reflexão. As orações que aqui estão sendo feitas terão o condão de se espalhar pelo coração dos homens de todo o planeta”, afirmou.

Programação

O XVII Congresso Eucarístico Nacional tem o apoio da Alepa segue até o próximo domingo (21.08). Acompanhe a programação completa na página do evento: http://cen2016.com.br/programacao-cen2016/